

Programa de Educação Tutorial
Curso de Engenharia Civil


Elaboração dos projetos complementares do Presídio Regional de Santa Maria
No ano de 2014, os responsáveis pelo Presídio Regional de Santa Maria/RS solicitaram à UFSM todos os projetos para a ampliação e reforma do pátio feminino do presídio, apresentando um programa de necessidades, o qual contém um local de estar, aberto e coberto, com mobiliário fixo, banheiros de apoio, área de serviço com tanques, espaço aberto para varal, playground com bancos, piso de concreto e um muro de segurança dividindo a ala feminina da masculina.O grupo PET Engenharia Civil foi convidado a colaborar e aceitou o desafio, elaborando um projeto de extensão em conjunto com os alunos e professores do grupo ASA (Arquitetura de ação Social e Ambiental) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM.
Neste projeto de extensão, o grupo ASA ficou responsável pelo projeto executivo de arquitetura e o grupo PET pelo quantitativo de materiais e pelos projetos complementares, a saber: projeto estrutural; projeto elétrico; projeto hidráulico de água fria, projeto sanitário e projeto da rede pluvial.O principal objetivo desta atividade consistiu em promover o contato dos alunos do grupo PET com a prática profissional de projeto de edificações, uma importante área de atuação do Engenheiro Civil, além de estimular o trabalho em equipe com profissionais da Arquitetura e envolver os petianos em projetos com propósito social.O projeto contém uma edificação com aproximadamente 120 m2 de área coberta, um playground e um pátio com piso de concreto com cerca de 460 m2 de área descoberta. A planta baixa e a representação em perspectiva do projeto arquitetônico, elaboradas pelo grupo ASA da UFSM, estão ilustradas nas figura 2.
Figura 2: Planta baixa do projeto arquitetônico (elaborada pelo grupo ASA da UFSM).
Figura 3: Projeto sanitário (elaborado pelo grupo PET – Engenharia Civil). Figura 4: Projeto hidráulico de água fria (elaborado pelo grupo PET – Engenharia Civil).
Este projeto de extensão foi apresentado pelo petiano Augusto de Souza Pippi no XX Encontro Nacional dos grupos PET (ENAPET 2015), realizado em Belém/PA, em julho de 2015.
Organização de visitas técnicas
O grupo PET também organiza visitas técnicas em diferentes tipos de obras de
Engenharia. Algumas das visitas organizadas pelo grupo são citadas abaixo:
-
Visita Técnica à obra da rodovia BR-448 (Rodovia do Parque), de responsabilidade da empresa Ecoplan Engenharia, e que possui um total de 22,34 km de extensão, ligando os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e POA. A visita foi realizada em novembro de 2013, com duração de 4 horas;
-
Visita Técnica à obra de duplicação da rodovia RS 509, realizada em abril de 2014, com duração de 3 horas;
-
Visita Técnica à Barragem Val de Serra, realizada em agosto de 2014, com duração de 5 horas.
Doações a entidades de assistência social
Além de melhorar a qualidade do curso de Engenharia Civil com a oferta de palestras, cursos e minicursos nas mais diversas áreas, o grupo busca também dar um caráter social para esta atividade, cobrando dos participantes 1 ou 2 kg de alimento não perecível, para posterior doação a entidades de assistência social.
Já foram feitas doações significativas de alimentos não perecíveis a entidades de assistência social em Santa Maria, como por exemplo, ao Lar de Míriam em 2015, além de doações a projetos sociais, tais como “Esperança Cooesperança” e “Cidadania com Cidadania” em 2014.
Foto 04: Integrantes do grupo PET – Engenharia Civil (Eduardo Schneider, Débora, Marielen, Roberto e Douglas) em ação beneficente organizada pelo grupo ‑ doação de alimentos não perecíveis ao Lar de Mirian em Santa Maria, realizada em maio de 2015 (Foto tirada em 08/05/2015).
Revitaliza PET
Em 2018, o grupo PET - Engenharia Civil da UFSM deu início a mais um projeto de extensão, oriundo de um projeto do quinto edital de seleção do grupo. O projeto será desenvolvido em conjunto com os estudantes do Perspectiva- Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, e objetiva contribuir para a revitalização de algumas praças, parques e jardins de Santa Maria (RS).
Ambos os grupos irão trabalhar em conjunto para elaborar todos os projetos necessários para a reforma, dos quais posteriormente, serão doados para a Prefeitura Municipal de Santa Maria. Os projetos também serão disponibilizados para empresas ou Instituições locais que tenham o interesse de "adotar" os espaços.

