top of page

Histórico

A proposta de criação do grupo PET do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria foi formulada pelo Prof. Dr. Luciano Pivoto  Specht e aprovada em novembro de 2012 em primeiro lugar no lote das Engenharias,  obtendo a nota final 97,80.

O Prof. Luciano foi o primeiro tutor selecionado e iniciou suas atividades em  dezembro de 2012. O primeiro edital de seleção de bolsistas disponibilizou doze bolsas, pelo fato da proposta ter obtido o primeiro lugar na seleção dos grupos PET no Brasil, no lote das Engenharias.

Os primeiros doze alunos bolsistas iniciaram suas atividades no grupo em fevereiro de 2013. São eles (em ordem alfabética): Ana Paula Soares Muller, Andréia Posser Cargnin, Chaveli Brondani, Criziéli Cecchin Teixeira, Helena Leitão Pinheiro, Henrique Luiz de Lima Seiffert, Jamile Giriboni Rossi, Laura Jaskulski Capiotti, Leandro Moreira Scherer, Luiz Guilherme Grotto, Rafael Luis Moresco e Thaís Aquino dos Santos.

Em maio de 2014 o Prof. Luciano pediu desligamento da condição de tutor. Após nova seleção, o Prof. Dr. Carlos José Antônio Kümmel Félix assumiu como tutor do grupo PET e permaneceu até julho do mesmo ano, sendo substituído pelo Prof. Dr. João Kaminski Junior, o qual permanece até então.

No final de 2013 e no início de 2014 ingressaram no grupo PET as bolsistas Carine Molz e Evelyn Paniz, respectivamente, substituindo as petianas Laura e Thaís que saíram para intercâmbio no Programa Ciência sem Fronteiras. Logo em seguida, em abril de 2014, foi aberto um segundo edital de seleção de bolsistas e desde então o grupo PET vem sendo renovado. Os doze bolsistas do grupo foram (em ordem alfabética): Augusto de Souza Pippi, Bianca Taís Trentin, Cassiele Birck de Menezes, Débora Tanise Bordin, Douglas Azevedo Lobo, Eduardo de Vargas Lewiski, Eduardo Schneider, Felipe Hundertmark Batista, Gerson Severo da Trindade, Marielen Andreolla, Roberto Rodrigues Moro e Willian Weber de Melo.

No mês de outubro de 2015 aconteceu o terceiro edital de seleção de bolsistas, com o objetivo de substituir uma petiana que está saindo no programa de intercâmbio para alunos de graduação da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, além de mais três petianos que devem sair para o estágio supervisionado no primeiro semestre. Atualmente, os doze bolsistas participantes do grupo são (em ordem alfabética): Ana Paula Vargas de Oliveira, Andressa Dias da Silva, Camile de Vargas, Cassiele Birck de Menezes, Cássio Henrique Brasil, Eduardo da Luz Sonda, Eduardo de Vargas Lewiski, Felipe Hundertmark Batista , Fernanda Dalcin Copetti, Gabriela Penna Bianchin, Leonardo Neusser Sichinel e Taiur Schumacher. Além deles, o grupo conta com três participantes não bolsistas (em ordem alfabética): Jaqueline Becker da Silva, Kauana Moraes Berton e Mateus Hendges Escarban.

No dia 18 de Novembro de 2016, o quarto edital de seleção apresentou os selecionados, sendo eles, em ordem alfabética: Alana Pituco Jaqueline Becker da Silva, Kauana Moraes Berton, Larissa de Quadros Bianchini, Mateus Hendges Escarban e Thiago Borin Ramos.

O quinto edital, finalizado em 20 de Novembro de 2017, classificou Eduarda Franke Melchiors, Deison Mathias Konzen, Gabriel Biachi Cervo, Guilherme Danezi Piccini, Guilherme Luiz Canzian Marion, Helena Portela Farenzena, Luiz Henrique Justen e Paloma da Silva Herter.

No sexto edital, de 28 de Maio de 2018, classificaram-se Gabriel Scapin, João Luiz Dobrovolski Tochetto e Matheus Pinheiro Canes.

Um dos objetivos do grupo PET  Engenharia Civil é fazer com que os petianos induzam e estimulem os hábitos de estudo nos demais alunos do curso, além de melhorar a integração entre todos. Seguindo o tripé ensino, pesquisa e extensão, o grupo PET vem desenvolvendo várias atividades que visam, acima de tudo, melhorar a qualidade do curso de Engenharia Civil bem como da instituição. Cabe salientar que todos os alunos que pertencem ou pertenceram ao grupo PET – Engenharia Civil sempre trabalharam em equipe, com muito afinco, dedicação e responsabilidade, e nestes pouco mais de dois anos de existência, o grupo vem buscando aprender com as atividades desenvolvidas e com as experiências dos demais grupos PET.

bottom of page